Deloitte e TUPL criam oferta de automação para telecomunicações baseada em inteligência artificial


TUPL
Wistar Kay
Media Relations
Tel: (+1) 206 605 6602
wistar.kay@tupl.com
Deloitte
Olga Neves
Media Relations
Tel. (+351) 918 985 824
oneves@deloitte.pt
 
  • Acordo de cooperação entre Centro de Excelência EMEA de Engenharia de Telecomunicações da Deloitte e TUPL vai cobrir diversos mercados internacionais
  • Oferta conjunta de automação para engenharia de redes de telecomunicações baseada em inteligência artificial permite aumentar eficiência de processos de engenharia, reduzir custos de operação e melhorar a experiência de cliente
 

LISBOA, 14 de outubro de 2019 — A Deloitte Portugal, através do Centro de Excelência EMEA de Engenharia de Telecomunicações (TEE) e a TUPL, empresa especializada em transformação digital anunciaram hoje um acordo de colaboração tendo em vista a criação de uma oferta diferenciadora para o setor das telecomunicações que combina processos de automação de negócio e inteligência artificial.

O acordo junta a força e posicionamento de mercado em engenharia, tecnologia e transformação de negócio da Deloitte e a solução TuplOS da TUPL, uma ferramenta de inteligência artificial para as telecomunicações.

Este protocolo introduz no mercado uma oferta inovadora ao automatizar soluções de engenharia de telecomunicações, quer ao nível das operações como no apoio técnico junto do cliente final, desenvolvidas à medida de cada operador, e com recurso à solução TuplOS, à ferramenta de gestão de processos de negócio Business Process Tranformation (BPT) e a use cases de automação de inteligência artificial.

A nova oferta terá um impacto significativo na eficiência técnica, custos operacionais e na própria experiência de cliente, sustentada pela utilização da inteligência artificial na digitalização de tarefas repetitivas e recorrentes, ao mesmo tempo que otimiza a identificação e resposta a eventuais erros de rede ou questões de suporte, com recurso por exemplo a técnicas de machine learning.

Pedro Tavares, Partner da Deloitte e responsável pelo Centro de Excelência EMEA de Engenharia de Telecomunicações (TEE) explica que: “O TEE foca-se em fornecer serviços de consultoria de engenharia de telecomunicações de excelência para os nossos clientes, e considerando a onda de digitalização atual e a chegada do 5G, a criação de uma oferta de automação baseada em AI é um passo fundamental para essa estratégia. Queremos apoiar os nossos clientes a melhorar o desempenho das suas redes, o suporte técnico e perceção do serviço de rede dos seus clientes e, finalmente, transformar os seus processos técnicos de engenharia e operações, aumentando a eficiência”.

Petri Hautakangas, CEO da TUPL reforça que: “Estamos muito satisfeitos por firmar a nossa bem-estabelecida colaboração com a Deloitte através deste acordo. O alcance, a competência e a proximidade com o cliente da Centro de Excelência do TEE da Deloitte é a combinação perfeita para a inovadora tecnologia SW da TUPL”.

A Deloitte e a TUPL visam transformar a forma como os seus clientes realizam o planeamento, otimização e operação das suas redes, bem como transformar o seu apoio técnico para todas as tecnologias de rede, suportando igualmente a customização e transformação dos processos técnicos a automatizar.

Para além das soluções de software da TUPL e dos serviços de consultoria em engenharia e strategy & operations da Deloitte para um conjunto alargado de países, está ainda prevista a uma cooperação mais profunda na área de analytics e a expansão para novos mercados, com a constituição de uma equipa da Deloitte TEE dedicada à inteligência artificial ao serviço das telecomunicações.

Sobre a Deloitte

“Deloitte” refere-se a uma ou mais firmas membro e respetivas entidades relacionadas da rede global da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). A DTTL (também referida como “Deloitte Global”) e cada uma das firmas membro são entidades legais separadas e independentes. A DTTL não presta serviços a clientes. Para mais informação aceda a www.deloitte.com/pt/about.

A Deloitte é líder global na prestação de serviços de audit and assurance, consulting, financial advisory, risk advisory, tax e serviços relacionados. A nossa rede de firmas membro compreende mais de 150 países e territórios e presta serviços a quatro em cada cinco entidades listadas na Fortune Global 500®. Para conhecer o impacto positivo criado pelos aproximadamente 312.000 profissionais da Deloitte aceda a www.deloitte.com.

Sobre a TUPL

Fundada em 2014 por um grupo de profissionais especialistas em telecomunicações, big data e inteligência artificial, a TUPL é pioneira na área de na transformação de digital no setor das telecomunicações através da automação de operações de rede com inteligência artificial. O seu mecanismo de AI, TuplOS, utiliza técnicas de machine learning e diversas outras funcionalidades que permitem ciclos de inovação mais rápidos em operações de rede e de atendimento ao cliente com operadoras sem fio, designadamente nos EUA, Japão, México e Europa. A TUPL está sediada nos EUA, em Bellevue, Washington, e tem presença em Espanha, México e Japão.